Home Page
Hotéis
Passeios
Restaurantes
Compras
Dicas
Passagens Aéreas
Mapas
Clima
Seguro de Viagens

 

guiadeviagem@gmail.com

como anunciar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

        D I C A S      

Transfer de chegada privado do Aeroporto Internacional de Buenos Aires

       MELHOR  ÉPOCA  PARA  IR?    

  O ano todo! Tão pertinho do Brasil e tão diferente. Mesmo uma viagem rápida de fim-de-semana já dá para aproveitar muito! Buenos Aires é linda na primavera, bem quente no verão e bem fria no inverno, com chuvas... No outono as folhas ficam alaranjadas e mais secas, o clima é agradável. De Novembro à Março a temperatura média é de 23º e de Junho à Setembro é de 12º. Como no Brasil, no Hemisfério Sul o inverno ocorre em Junho, Julho e Agosto e verão em Dezembro, Janeiro e Fevereiro. Outono e primavera são deliciosos em Buenos Aires...

Faça aqui seu Seguro de Viagem  para Buenos Aires

       FILMES      

Para curtir Buenos Aires nas telas de cinema, antes da viagem e depois também... Não perca!

   "Medianeras - Buenos Aires na Era do Amor Virtual "  

 É um filme bacana, todo moderninho, com bela fotografia, que todo mundo se identifica. Conta histórias paralelas de Mariana e Martin, e adivinhe o final... veja aqui o trailer. Filme de Gustavo Taretto, com Pilar Lopez de Ayala e Javier Drolas.

    "Um Conto Chinês"   

 O novo filme de Ricardo Darin "Um Conto Chinês" se passa em Buenos Aires, e conta a história de um chinês que chega a Buenos Aires à procura do tio, depois de um golpe do taxista é jogado na caçada sem ter para onde ir, e ainda por cima não fala uma palavra de espanhol !Aí conhece Roberto, que o acolhe e tentam se comunicar, e chega a ficar absurda a convivência.  Filme de Sebastián Borensztein. Veja aqui o trailer, ótimo!

       AEROPORTOS      

Todas as companhias aéreas que voam para a Argentina chegam, principalmente, ao aeroporto internacional de Ezeiza “Ministro Pistarini”,  a 37 Km da cidade de Buenos Aires, capital do país. 

Transfer de chegada privado do Aeroporto Internacional de Buenos Aires

       FORMALIDADE  DE  ENTRADA      

Basta apresentar seu RG original, que não seja foto muito antiga ou passaporte e tenha sido emitido há menos de 10 anos. Brasileiros podem ficar na Argentina como turistas  por um prazo de até 90 dias, podendo renovar por igual período junto à Dirección Nacional de Migraciones – www.migraciones.gov.ar

        TRANFERS        

Transfer de chegada privado do Aeroporto Internacional de Buenos Aires

Transfer de saída privado para o Aeroporto Internacional de Buenos Aires

       DEVOLUÇÃO  DO  IVA     

Depois de fazer suas comprinhas  maravilhosas, poderá recuperar a importância paga de Imposto ao Valor Adicionado, se adquiriu produtos nacionais (argentinos) por quantias superiores a $ 70 (por nota fiscal), nos comércios aderidos ao sistema "Global Refund" situados nos seguintes lugares:

  • Aeroporto “Jorge Newbery” (Buenos Aires), nas cabines telefônicas da Telecom.
  • Aeroporto Internacional de Ezeiza “Ministro Pistarini”, no Terminal A, 1º andar.
  • Aeroporto Internacional de Ezeiza “Ministro Pistarini”, no Terminal B, Térreo.
  • Aeroporto “Jorge Newbery" (Buenos Aires), nas cabines telefônicas da Telecom.

       EXCESSO DE BAGAGEM      

 Foi difícil resistir às comprinhas em Buenos Aires? As malas estão estourando? Os limites de peso para embarcar podem variar de acordo com a cia. aérea, tipo da aeronave e a classe do bilhete. A multa por excesso de bagagem é de 0,5% do valor cheio da passagem parar Kg excedido. Para mais informações, informe-se nos balcões das cias. aéreas.

         BAGAGEM   EXTRAVIADA          

Em caso de danos ou sinais de violação, a bagagem deve ser retirada da esteira do aeroporto pelo passageiro, que precisa comunicar o problema imediatamente à companhia aérea. Normalmente há um despachante da empresa perto, e você também deve ligar para a cia. de seguros de viagem para solucionar o problema. Será preenchido um relatório contendo os detalhes sobre os danos causados. A cia. aérea deverá ser responsabilizada e pagar indenização ou reparo da bagagem.

       MOEDA     

  A moeda oficial argentina é o “peso”. Há notas bancárias de 2, 5, 10, 20, 50 e 100 pesos e moedas de 1 peso e de 1, 5, 10, 25 e 50 centavos.

Veja as notas aqui

        QUANTO   VALE   O  PESO ?      

Quanto vale o peso hoje? Veja  a cotação aqui

       DINHEIRO     

O câmbio de moeda estrangeira para moeda nacional (pesos) se faz em bancos e casas autorizadas para esse fim. Muitos hotéis tem caixas eletrônicos e você pode também trocar um pouco no aeroporto,onde costumam cobrar taxas mais altas. Os dólares e euros são bem vindos e em alguns lugares aceitam até reais!  Os cartões de crédito de maior aceitação são American Express, VISA, Diners e Master Card.

       GORJETAS  $   

 Como no Brasil, costuma-se deixar 10% da importância do serviço em restaurantes, e devem ser à parte do pagamento da conta e em cash ($ dinheiro) Que normalmente são pagos com cartão de crédito. Gorjetas a porteiros, carregadores de malas também são bem-vindas.

       RECOMENDAÇÕES  DE  SEGURANÇA:   

  Dicas com RG ou Passaporte- Recomenda-se, que deixe passaporte no cofre do hotel e guarde cópia do passaporte (ou de carteira de identidade) em lugar seguro. Essa cópia poderá ser útil, em caso de furto dos originais, para retornar ao Brasil e tiverem necessidade de emissão de Autorização de Retorno ao Brasil(ARB)

  Dicas de segurança: Você está numa cidade grande, portanto se ligue na bolsa, principalmente quando estiver passeando na Florida, vendo as lojas, os shoppings... Escadas rolantes também...quando a gente quer ter 32 olhos para poder ver tudo que vamos comprar..   

  Em Restaurantes:  Não pendurar casacos e bolsas na cadeira nem deixar a bolsa sobre a mesa.

  Ao pegar um taxi - Observar o cartão de identificação do motorista na parte traseira do assento. Dentro do táxi, não contar dinheiro nem exibir objetos de valor. Pagar o taxi preferencialmente com notas de pequeno valor.

  Ao trocar $ - Não trocar dinheiro na rua, mas apenas em bancos ou casas de câmbio.

Evitar transitar em ruas ou praças desertas à noite; depois de 22h, evitar tomar táxis na rua, preferindo radio taxis ou remises.

  Não carregar grandes somas de dinheiro.

Não guardar todo o dinheiro em um só lugar.

 Desconfiar se alguém na rua, adverti-lo sobre manchas na roupa ou se ofereça para ajuda-lo a tirá-las, pois geralmente trabalham em grupos de duas ou três pessoas.

       Consulado Geral  do  Brasil    

Em Buenos Aires o tel. do Consulado Geral do Brasil é 4515 6500

Em caso de furto, roubo ou perda de documentos, o brasileiro deve seguir o procedimento seguinte:

1. Comparecer à delegacia de polícia mais próxima do local onde o documento foi roubado ou extraviado para fazer a denúncia por roubo ou extravio;

2. Em caso de necessitar de documento para voltar ao Brasil, poderá ser concedida Autorização de Retorno ao Brasil-ARB, que é gratuita. Nesse caso, se não for possível esperar pelo horário de atendimento normal, entrar em contato com o plantão do Consulado-Geral (15 4199-9668).  Apresentar ao agente consular a denúncia policial, e comprovante da nacionalidade brasileira.

(Um conselho prático que um policial argentino dá ao turista que teve seus documentos roubados é verificar nos banheiros públicos masculinos e femininos mais próximos (dentro de bares e cafés), já que a primeira providência de quem rouba documentos, junto com dinheiro, é desfazer-se deles, para não ser apanhado pela polícia com documentos alheios..)

       IDIOMA     

  Hola que tal?? O idioma oficial da República Argentina é o castelhano (ou espanhol). Os brasileiros costumas se virar com o "portunhol"... mas o básico do espanhol é sempre bem-vindo.

        TELEFONES     

Os telefones públicos funcionam com cartões que se adquirem em quiosques e nas sedes das companhias telefônicas o com moedas. Existem também “locutórios” de pagamento à vista (abertos 24 h).Nas ligações nacionais é preciso discar 0 ao código respectivo.

        COMO  LIGAR  PARA  O  BRASIL     

  Para ligar ao Brasil, dever-se- discar 00 + 55 e o código da cidade. Não esqueça que há ligações a tarifa reduzida de 22.às 8 hs.

       COMO  LIGAR  PARA  A  ARGENTINA      

Para ligar do Brasil para Argentina,  disque o prefixo nacional, que é 54, e logo o código da área da localidade com a qual se deseja ligar.

      HORÁRIOS  COMERCIAIS    

Bancos e casas de câmbio: 2ª à 6ª feira de 10 às 15 h.
Escritórios comerciais: geralmente das 9 às 12 h  e das 14 às  19 h
Lojas e negócios: das 9 à s20h  e aos sábados das 9 às 13h.
Cafés, casas de chá, bares e pizzarias: estão quase sempre abertos até às 2h da manhã.
Restaurantes: o almoço  costuma ser servido a partir das 12.30 e o jantar a partir das 20.30 h

       EMERGÊNCIAS  MÉDICAS    

Em caso de emergência médica, telefone para o número 107, Serviço de Emergência da Cidade de Buenos Aires, que pode enviar uma ambulância ao seu hotel e dispõe de hospitais públicos que atendem gratuitamente, em casos de emergência. Confira a lista

       ASSISTÊNCIA  AO  TURISTA      

Comisaría del Turista: Av. Corrientes 436, Buenos Aires. Tel. 4346-5748, 4328-2135  e   0800-999-5000,

Defensoría del Turista: Av. Pedro de Mendoza 1835 (Museo de Bellas Artes de La Boca "Don Benito Quinquela Martín") Tel. 4302-7816, Fax: 4302-7816, e-mail: turista@defensoria.org.ar.

       PARA  QUEM  CHEGA  DE  CARRO       

Os brasileiros com veículos particulares deverão apresentar, além do documento de identidade válido (carteira de identidade emitida por Secretaria de Segurança Pública ou passaporte válido), comprovante de propriedade do veículo, a Carteira Nacional de Habilitação brasileira – ou, se for a outros destinos, a Carteira Internacional de Habilitação –, além de seguro internacional para o Mercosul ("carta verde"). O veículo será temporariamente autorizado a ingressar na Argentina, com prazo de até 90 dias, e estará sujeito a multas e apreensão se não retornar dentro do prazo de aplicação da admissão temporária.

Caso esteja conduzindo veículo que não esteja em seu nome, deverá apresentar autorização do proprietário, legalizada junto ao Ministério das Relações Exteriores brasileiro - veja a página http://www.abe.mre.gov.br/antes/legalizacao-de-documentos .

(fonte http://www.conbrasil.org.ar/CONSBRASIL/preguntas_frec.asp)

       VIAGEM  COM  CRIANÇAS      

 Em viagens internacionais de menores de 18 anos desacompanhados, é preciso autorização dos pais, e caso um deles esteja ausente e, se um dos pais do menor for falecido, o atestado de óbito substitui a autorização. Em todos os casos, é obrigatória a apresentação de carteira de identidade (ou passaporte) e certidão de nascimento para as as rodoviárias.

       BARILOCHE       

   Perto de Buenos Aires, vale super  apena ir para Bariloche! Emocionante, romântica. Sempre linda! Deslumbrantes paisagens... Cerro Catedral, momentos inesquecíveis, o ski, diversão para toda família! Lareira estalando, aquecendo. Seus vinhos saborosos, os famosos chocolates, o fondue...  Coberta de neve, ou repleta de flores na primavera! No inverno, outono ou verão. Bariloche com estilo!

Vamos para Bariloche?

       ESTUDAR  NA  ARGENTINA     

Todas informações para quem quer estudar na Argentina

Universidades Particulares

Universidades Nacionais

Institutos Particulares

Cursos de Graduação e Pós-Graduação

Bolsas de Estudo

       FERIADOS     

Os feriados nacionais são os seguintes:

 

Janeiro

    Ano Novo
Março 24 Dia Nacional da Memória pela Verdade e pela Justiça

Março/Abril

* Semana Santa – Sexta Feira Santa

Abril

2 Dia do Veterano e dos Caídos na Guerra de Malvinas

Maio

Dia do Trabalho

Maio

25 Aniversário do Primeiro Governo Pátrio

Junho

20*** Dia da Bandeira Nacional

Julho

9 Dia da Independência Nacional

Agosto

17*** Aniversário da morte do general José de San Martín

Outubro

12** Dia da Raça

Dezembro

8 Dia da Imaculada Conceição.

Dezembro

25 Natal

       CURIOSIDADES      

 ARGENTINA -  A palavra "Argentina" vem do latim “argentum”, que significa prata. A origem de esta denominação se remonta às viagens dos primeiros conquistadores espanhóis no Rio da Prata.

Os náufragos da expedição de Juan Díaz de Solís encontraram na região indígenas que lhes presentearam objetos de prata e levaram à Espanha, aproximadamente em 1524, a notícia da existência da Serra da Prata, uma montanha rica nesse metal precioso. Daí em diante, os portugueses chamaram ao rio de Solís, Rio da Prata. Dois anos mais tarde, os espanhóis utilizaram também essa denominação. A Constituição Nacional sancionada em 1853 incluiu o nome de “República Argentina” entre os nomes oficiais para designar o governo e território da Nação.

  JORNAIS - Na Argentina circulam mais de 200 jornais, sendo os principais publicados em Buenos Aires: Clarín (o de maior circulação) e La Nación

ESTAÇÕES  DE  RÁDIO - Há quase 1500 estações de rádio, das quais 260 são de amplitude modulada e umas 1150 de freqüência modulada.

CANAIS DE TV-  Os principais canais de TV que transmitem em Buenos Aires são: Canal 13, América TV, Telefé, Canal 9 e Canal 7, sendo que este último é de propriedade do Estado e o único de alcance totalmente nacional. Assim mesmo Argentina se destaca pela grande quantidade de canais de TV a cabo

   FILMES ARGENTINOS -

"O Segredo dos Seus Olhos" vencedor de Oscar é um dos filmes que o ótimo ator Ricardo Darin, consagrado internacionalmente. Outros filmes argentinos foram nomeados a este prêmio. Para mais informações sobre o Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales click aqui.

  TANGO -

 O tango é um estilo musical, conhecido pelo mundo típico de  Buenos Aires. Carlos Gardel e Astor Piazzolla são os mais importantes nomes do Tango argentino.

 O tango surgiu a finais do século XIX da fusão de diversos ritmos que eram dançados nos ambientes de arrabalde. Nos seus começos era dançado por duplas de homens e interpretado com flauta, violão e guitarra. A flauta foi substituída posteriormente pelo bandônion que deu sua marca definitiva. Com a nostalgia e a saudade que aportaram os imigrantes, o tango foi evoluindo para dar autores e interpretes da grandeza de Astor Piazzolla e Aníbal Troilo.
Carlos Gardel foi o mais importante cantor de tangos da Argentina. Um circuito evoca a transcendência do “Zorzal Criollo” na vida de Buenos Aires. O passeio inclui a Casa Museo (Casa Museu) no bairro do Abasto - onde viveu desde 1927 até 1933.